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MERCADO + OPINIÃO

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Como Fazemos

“Frequentemente, a formulação de um problema é mais essencial que sua solução”
A. Einstein e L. Infeld

Para que serve uma pesquisa? Para compreender, tomar decisões informadas e acompanhar o desenvolvimento de um negócio ou da opinião pública. É por isso que não basta somente reunir os resultados, oferecemos nossa visão e orientação para ajudá-lo a entendê-los. Nossa equipe com visão de futuro e conhecimento do passado proporciona recomendações preciosas para que você possa entrar em novos mercados, resolver problemas e melhorar o desempenho de seu negócio ou de sua imagem.

A partir da combinação das técnicas e tecnologias disponíveis, estruturamos e customizamos os nossos trabalhos para atender diferentes mercados e necessidades diversas.

Confira as modalidades de pesquisas que realizamos:

EXPLORATÓRIA

É um tipo de pesquisa que utiliza uma rotina de coleta de dados menos estruturada, de forma a possibilitar a emersão de variáveis importantes para a compreensão de um cenário/situação/problema. A metodologia qualitativa é muito utilizada para estudos que têm a necessidade de aumentar o ângulo de abertura para a compreensão do objeto de estudo. Incluem-se aqui a análise de dados secundários (datamining) e alguns estudos da metodologia quantitativa, como por exemplo, os chamados estudos piloto.

CONCLUSIVA

As pesquisas conclusivas costumam ser mais estruturadas, com maior utilização da metodologia quantitativa, e habitualmente se propõem a estudar as relações entre variáveis estabelecidas ou testar hipóteses previamente formuladas. Nessa categoria estão os surveys, os censos e o painel bem como os experimentos e quase-experimentos, como o teste cego e o teste de elasticidade de preço.

As pesquisas conclusivas podem ser transversais ou longitudinais. Nas transversais, a coleta de dados de uma determinada amostra é feita em um único período de tempo, ou seja, uma única vez. Nas longitudinais, a pesquisa é feita em vários cortes temporais ao longo do tempo. Trata-se de um tipo de pesquisa que envolve uma amostra fixa da população, a qual é medida repetidamente.


COLETA

Para cada tipo e particularidade do problema de pesquisa, há metodologias e formas de coleta mais adequadas. Confira com quais trabalhamos:

  • Face-a-face

    Face-a-face

    domiciliares ou em pontos de fluxo, com ou sem a utilização de equipamentos eletrônicos.

  • Por autopreenchimento

    Por autopreenchimento

    Através da WEB, com programação do instrumento de coleta de dados e hospedagem do banco de dados em nosso site.

  • Via observação e análise de discursos

    Via observação e análise de discursos

    com a utilização da Etnografia, de grupos focais e de entrevistas em profundidade.

  • Por telefone

    Por telefone

    entrevistas realizadas por telefone, assistidas por computador para agilizar e tornar mais eficiente a tarefa do entrevistador.


METODOLOGIAS E TÉCNICAS

A escolha da metodologia indica caminhos e determina procedimentos para fazer pesquisa aplicada. Desta forma, não existe técnica melhor que outra, mas sim, técnica mais adequada que outras para a compreensão de um problema específico.

METODOLOGIA QUANTITATIVA

Indicada para quando se faz necessário tomar decisões com elevado grau de certeza. É um método estruturado que trabalha com amostras representativas de um universo ou até mesmo com a totalidade dele.

As técnicas utilizadas verificam e analisam tendências e relações entre variáveis. Exemplos de métodos e técnicas são: Regressão Linear Múltipla, Análise Conjunta, Correlação Canônica, Equações Estruturais, Análise Discriminante, Análise de Cluster, Análise Fatorial dentre outras.

METODOLOGIA QUALITATIVA

Interpretativa e baseada na existência da intersubjetividade coletiva, a metodologia qualitativa não permite mensuração mas a partir dela é possível obter insights valiosos relacionados ao problema de pesquisa.