Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

COMO FUNCIONA O CONSUMO COLABORATIVO?

29-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

À medida que alguns produtos e serviços de qualidade tendem a encarecer com as crises econômicas, como a que começou em 2008 nos Estados Unidos e afetou a Europa, novas alternativas vão surgindo na economia para evitar que os consumidores fiquem sem opções. A economia colaborativa é uma dessas alternativas: ela parte do princípio de que todos têm talentos que podem oferecer em forma de serviços e trocar por produtos ou dinheiro.

A Blablacar, por exemplo, é uma rede que propõe viagens de carro compartilhadas. Por que pagar 200 reais e viajar sozinho, se você pode oferecer carona e dividir a gasolina entre os passageiros, ou pegar uma carona e ratear os custos do combustível? Os dados do Ministério do Turismo se mostram favoráveis à rede: 84% dos brasileiros afirmam querer viajar dentro do país, e grande parte quer viajar no próprio estado. A ideia foi bem aceita mundialmente: a BlaBlaCar afirma que é usada por aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo por trimestre.

O consumo colaborativo aposta, também, em necessidades mais especializadas dos consumidores e na socialização entre eles: há aplicativos em que é possível, por exemplo, trocar produtos que você não usa mais por um de que você esteja precisando. Aposta na premissa de que o compartilhamento de experiências, produtos e serviços evita o desperdício e conecta as pessoas à suas necessidades reais.

No Brasil, a ideia parece estar sendo bem aceita: 88% dos entrevistados em uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) afirmam já ter realizado alguma atividade dentro do consumo colaborativo. Dessas, 32% disseram que o principal motivo de terem aderido à ideia foi a redução de gastos.

E você, já ouviu falar de alguma iniciativa ou aplicativo ligado ao consumo colaborativo? Saiba mais sobre a opinião dos brasileiros nas redes sociais sobre o tema.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog