Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: VIOLÊNCIA POLICIAL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS

18-05-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

Nas últimas semanas, como você viu aqui, a greve dos professores ganhou destaque na mídia brasileira e internacional por conta da repressão policial e de suas repercussões. Também na imprensa internacional, ganharam destaque as riots (manifestações) que estão acontecendo nos Estados Unidos. Mais conhecidas como The Baltimore Riots (As Revoltas de Baltimore), pedem por menos violência policial e fazem tributo aos jovens negros que foram mortos injustamente pela polícia.

O Barômetro Innovare, então, resolveu ver como as pessoas se posicionaram sobre estes temas na internet. Monitoramos ambos (a violência policial nos Brasil e nos Estados Unidos), entre os dias 11 e 14/05, separadamente, para mensurar seus resultados de forma comparativa, dentro de postagens feitas no Twitter e no Facebook.

Percebemos as diferenças e semelhanças com que as manifestações foram recebidas nos dois países, e que caráter foram tomando ao longo de debates entre a população e embates com governos e policiais. No Brasil, por exemplo, os homens demonstraram mais apoio às manifestações do que as mulheres, resultado contrário ao dos Estados Unidos.  Nos dois países, os homens no geral se manifestaram mais, sendo que nos Estados Unidos a imprensa pouco falou sobre o assunto. Já no Brasil, as postagens vindas da mídia somam 42,3%, ultrapassando inclusive postagens vindas de mulheres (14,3%).

Quanto ao teor dos assuntos mais comentados, percebemos uma disparidade de opiniões maior nos Estados Unidos. Lá, enquanto a maior parte afirma que a população negra sempre foi oprimida historicamente, há também os que afirmam serem contra as manifestações, por julgarem que quem foi ferido pelos policiais mereceu. Percebemos, também, um alto teor racial, motivador tanto de postagens quanto das próprias manifestações. Já no Brasil, apesar do tema ter estourado pelo protesto dos professores em Curitiba (PR), as pautas divergem bastante entre si: enquanto a maior parte das postagens relata abuso de violência em civis por parte dos policiais, também discute o desarmamento e a desmilitarização da Polícia Militar. Já os que são a favor da polícia, apoiam as ações da corporação, e também afirmam que a PM defende os cidadãos civilizados e pune os que merecem.

E você, o que pensa sobre o tema?

Confira mais dados abaixo:

Sentimento geral das postagens:

Sentimento Geral - EUA

Sentimento Geral - BR

 

Públicos que falaram sobre o tema:

Público Geral - EUA

Público Geral - BR

Sentimento por Público: 

Sentimento - Masculino - EUA

Sentimento - Feminino - EUA

Sentimento - Imprensa - EUA

 

Sentimento - Masculino - BR

 

 

 

Sentimento - Feminino - BR

Sentimento - Imprensa - BR

 

 

 

Sentimento das postagens por países:

Países - BR

 

Países - EUA

 

 

Assuntos mais comentados dentro do tema:

  • Police Violence (EUA): 

Tags---EUA

  • Violência Policial (BRA): 

Tags---BR

Sentimento das postagens por estados :

Por Estado - BR

 

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog