Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES BRASILEIRAS

11-01-2016
Postado por Innovare Pesquisa em Innovare

Um recente estudo divulgado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) apontou quais são as cidades com maior índice de desenvolvimento do país.

Baseada em dados de 2013, a lista foi publicada no fim de 2015 e evidencia os traços da disparidade social que divide o Brasil entre “norte” e “sul”.

São Paulo, o estado mais rico da federação, reúne o maior número de cidades que ostentam elevado índice de desenvolvimento. Dos 431 municípios que aparecem na lista, aproximadamente a metade está situada em terras paulistas. Entretanto, o topo do ranking tem a cidade de Extrema, sudoeste de Minas Gerais, na primeira posição.

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Extrema reúne todas características de uma cidade do interior mineiro. Pacata, charmosa, com sua pracinha central e igreja. Mas além do bucólico cenário, o município se destaca por, por exemplo, empregar 65,7% da população em atividade – porcentagem duas vezes maior que a média nacional. Também erradicou o abandono escolar no Ensino Fundamental e conta com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,1 – superando, de novo, a média de 4,5 do país. Há uma década, a cidade ocupava a 569ª posição.

Com notas que variam de 0 a 1, a nota atribuída pela pesquisa foi definida de acordo com três indicadores: emprego/renda, educação e saúde. No primeiro item, a pesquisa analisa questões como o número de empregos formais oferecidos, a absorção de mão de obra local, a renda formal, média salarial e desigualdade social.

Quanto à educação, o levantamento analisa o número de matrículas nas escolas infantis, proporção de abandono do ensino fundamental, distorção idade-série, professores com ensino superior, médica de aulas diárias, além do resultado do Ideb citado anteriormente.

Para a saúde, leva-se em conta o número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, mortes infantis por razões capazes de serem evitadas, além de número de internações sensíveis à atenção básica – o ISAB.

Ainda segundo o levantamento, 60, 3% das cidades analisadas apresentaram desempenho considerado moderado no ranking, e somente 431 municípios contam com desenvolvimento considerado elevado: 7,8%.

Um outro levantamento realizado em 2015 apontou outra cidade mineira, Belo Horizonte, como a melhor do Brasil. Clique e confira o estudo.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog