Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ANALISANDO AS ELEIÇÕES #12: A TENTATIVA DE DESCONSTRUÇÃO DE MARINA SILVA NAS REDES DE RELACIONAMENTO

12-09-2014
Postado por Milton Marques em Palavrizar

Com o crescimento de Marina Silva nas pesquisas eleitorais e mediante o cenário possível de derrota, em uma disputa no segundo turno, a campanha de Dilma e o PT colocam em prática um ostensivo ataque contra a candidatura de Marina Silva. Um processo articulado e sistemático, que combina ações em vários fronts:  nos programas eleitorais gratuitos de rádio e televisão, em entrevistas aos meios de comunicação, em comícios e também, como era de se esperar, na internet.

Com a aproximação da eleição e com a polarização entre as candidaturas de Dilma e Marina, o volume de postagens e comentários nas redes de relacionamento tende a crescer intensamente, e abre-se um novo e gigantesco espaço de debate político e, mais especialmente, um espaço para a detratação.  Antes da confirmação da candidatura de Marina Silva, a candidata à reeleição Dilma sofria intensos ataques, principalmente antes e durante a realização da Copa do Mundo, e permaneceu sendo foco de ataques até a terceira semana de agosto. Até o início do referido mês, Aécio Neves e Eduardo Campos mantinham baixos níveis de postagem, mas com avaliações positivas.

Com o lançamento da candidatura de Marina Silva e com a publicação das primeiras pesquisas de intenções de voto, indicando a sua capacidade competitiva, os militantes e os colaboradores da candidatura petista deram início a um grande esforço de postagem de material com conteúdo negativo em relação à pessoa e ao programa de governo da concorrente. Por outro lado, é perceptível o aumento de volume de postagem de conteúdo positivo associado ao nome de Dilma.

Veja no gráfico abaixo como é alterado o conteúdo das postagens:

ID686_graficos_POSITIVO ID686_graficos_NEGATIVO

É importante lembrar que a campanha de Dilma se preparou sistematicamente para o embate eleitoral na internet. Para esse objetivo, foram treinados centenas de militantes em um seminário realizado em São Paulo.

Em função da força do ataque na internet, Marina Silva convoca os seus simpatizantes para um esforço em defesa de suas propostas e de sua candidatura na internet. O debate que já era acirrado ficará ainda mais intenso nos próximos dias.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog