Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

TECNOLOGIA E VAGAS DE EMPREGO

02-09-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Um estudo realizado pela consultoria Deloitte pode acabar com uma das principais queixas relacionadas ao avanço da tecnologia no mundo.

Ao analisar a relação entre o desenvolvimento tecnológico e as vagas de emprego, o levantamento mostrou que a tecnologia, no lugar de substituir trabalhos humanos, contribuiu para um aumento no número de empregos.

O relatório cita uma “mudança profunda” nas relações de trabalho e seu papel histórico, passando de exclusivamente fonte de força bruta à educação e prestação de serviços.

Enquanto profissões como a de datilógrafos, secretárias e tecelões vêm desaparecendo, em alguns setores – como medicina, educação e serviços profissionais – a tecnologia elevou a produtividade ao mesmo tempo em que a oferta de vagas aumentou.

Os avanços contribuíram também para a democratização do acesso à informação, a velocidade da comunicação, o crescimento no poder aquisitivo e a diminuição de preço desde itens essenciais como comida, até os eletrodomésticos maiores, como televisões.

Com isso, as pessoas passaram a investir mais dinheiro em atividades de lazer, o que criou um novo mercado e gerou mais vagas de emprego.

Para os próximos anos, a aposta dos pesquisadores é de que as máquinas continuem substituindo o trabalho humano em vagas que usam diretamente a força muscular humana, aumentando a produtividade. “As máquinas vão assumir tarefas repetitivas e trabalhosas, mas não vão eliminar de vez a necessidade de trabalho humano”, afirma o estudo.

Um outro levantamento, também realizado pela Deloitte, já havia apontado esta tendência no mercado, além de sugerir que 10 milhões de ocupações poderiam ser substituídas por tecnologia apenas no Reino Unido. Clique e confira.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog