Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

A REDUÇÃO NOS PAGAMENTOS INDUSTRIAIS

26-03-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela queda de 0,1% na produção industrial de janeiro, comparada ao mês anterior. Mas, em relação a janeiro do ano passado o recuo foi mais acentuado, de 4,1%, e ao longo dos últimos 12 meses (fevereiro/2014 a janeiro/2015) a redução acumulada foi 3,4%.

A Pimes de janeiro mostra também que a folha de pagamentos da indústria recuou em todos os cenários. Segundo a pesquisa, a folha de pagamento real da indústria teve recuo de 0,5% na passagem de dezembro para janeiro, já descontando os efeitos sazonais, eliminando parte do avanço de 2,1% registrado em dezembro último.

O IBGE destaca que em janeiro houve influência positiva do setor extrativo (9,1%), influenciado especialmente pelo pagamento de participação nos lucros e resultados em importante empresa do setor, já que a indústria de transformação (-1,6%) apontou taxa negativa.

De acordo com análise técnica da pesquisa, a conjuntura econômica atual – com ajuste fiscal, alta da taxa básica de juros e aumento de impostos – não há sinais de mudanças significativas, no curto prazo, na produção industrial nem no mercado de trabalho.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog