Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O TURISMO E A ECONOMIA NO NORDESTE

28-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A economia da Região Nordeste está intrinsecamente ligada ao turismo: segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), o faturamento desse setor representa 4,32% do PIB nacional. Em números, esse dado significa aproximadamente 200 bilhões de reais.

O impacto desse valor na economia da Região pode ser imaginado ao cruzarmos com outro dado: os estados do Nordeste são os preferidos por 49% dos viajantes brasileiros (dados da FGV). Esse impacto, agora, pode ser somado ao novo perfil dos viajantes brasileiros: devido à crise econômica que estourou no Brasil entre 2014 e 2015 e da alta do dólar, os brasileiros têm preferido viajar pelo próprio país. Essa tendência impactou diretamente nessa região: de acordo com dados do Hotel Urbano, a procura por destinos no Nordeste aumentou 115% só em 2015.

Segundo um estudo do Ministério do Turismo, o Nordeste aparece com 42,7% de preferência entre os destinos mais procurados pelos brasileiros. Dentre os locais mais buscados no feriado da Semana Santa (entre 24 e 27 de março de 2016), cinco destinos da Região aparecem entre os 10 mais procurados. São eles: Maragogi (AL), Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA) e Natal (RN) (dados do Trivago).

Épocas festivas, como o Carnaval, também são um período de intenso movimento turístico: no Carnaval de 2015, 700 mil turistas visitaram a Bahia, e os hotéis da capital soteropolitana atingiram 92% de ocupação (dados: Associação Brasileira de Hotéis – ABIH e Governo do Estado da Bahia).

Para saber mais sobre como o turismo movimenta a economia durante o Carnaval, acesse nosso infográfico exclusivo.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog