Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O PAPEL DA PECUÁRIA NA ECONOMIA BRASILEIRA

02-06-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

A pecuária existe no Brasil desde o começo da colonização do nosso território. Como o engenho foi uma das primeiras atividades econômicas de influência portuguesa, a criação de bovinos surgiu como atividade complementar e foi considerada, na época, como secundária. Hoje, a atividade produz tanto carnes com cortes diversos como também o couro ̶ usado principalmente para fabricação de calçados.

Atualmente, a atividade pecuária tem bastante representatividade na economia brasileira. O agronegócio como um todo representa entre 22 e 23% da economia do país  ̶ cerca de R$ 1,1 trilhão. Entre esses números, a pecuária sozinha representa cerca de 30%, e as atividades agrícolas, cerca de 70% (dados da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A atividade, portanto, tem grande representatividade nas exportações brasileiras e também abastece a demanda interna.

Dentro do segmento, a produção de laticínios também vem se destacando no Brasil, apesar de ainda importar mais do que exportar produtos do segmento (o Brasil está entre os seis países com maior produção leiteira). Segundo dados da Associação Brasileira de Laticínios, só em 2015 a Rússia comprou 182 toneladas de manteiga e 248 toneladas de queijo. O principal comprador em 2015 foi a Venezuela, e o principal produto foi o leite em pó integral.

O rebanho tem recuado por causa de secas recorrentes nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste (entre 2012 e 2015, o número de animais foi reduzido em cerca de 9 milhões). Um dos principais obstáculos ainda é a produtividade, refletida nos números: apesar de ter mais animais que os Estados Unidos, a produção ainda é menor do que a norte-americana. Nossos pastos também podem ser mais bem aproveitados, pois cerca de 30 milhões de hectares estão degradados.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog