Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

O INTERESSE DOS BRASILEIROS PELOS ESPAÇOS CULTURAIS

17-03-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Você frequenta espaços culturais na sua cidade? De acordo com dados do SESC, as atividades que 58% dos brasileiros praticam em seu tempo livre de segunda a sexta-feira são dentro de suas casas. Já aos finais de semana, 34% dizem preferir atividades de lazer, e 9%, de cunho religioso. Programações culturais, como os museus, não são as preferidas no Brasil: 61% afirmam nunca terem assistido a uma peça de teatro, e 71% nunca visitaram uma exposição de pinturas ou esculturas.

No entanto, os museus no Brasil são muito bem-vistos por estrangeiros e brasileiros: em uma votação realizada entre usuários de todo o mundo do TripAdvisor, dois deles (Instituto Ricardo Brennand e Inhotim) foram classificados entre os 25 melhores do mundo. Segundo, ainda, a revista britânica The Art Newspaper, dentre as 20 exposições mais visitadas pelo público em 2014, sete delas aconteceram no Brasil.

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), que tem um dos maiores acervos de armas brancas do mundo e coleção permanente de objetos da baixa idade média, é um deles. Porém, a busca por informações sobre o Instituto no Google vem diminuindo ao longo dos últimos 10 anos: as datas em que foi mais procurado pelos usuários são julho de 2011 e agosto de 2014 (dados do Google Trends).

Outro museu brasileiro que aparece entre os 25 mais votados no TripAdvisor é o Inhotim, localizado em Brumadinho (MG). O espaço conta com mais de 500 obras entre esculturas, pinturas, fotografias e vídeos, além de um jardim botânico e paisagismo planejado por Burle Marx. Entretanto, ao contrário do Instituto Brennand, a busca por informações do Inhotim no Google mostra que o interesse dos usuários se manteve estável com o tempo: foi mais procurado em setembro de 2012, julho de 2013 e julho de 2015 todas ocorreram dentro do Brasil (dados do Google Trends).

Saiba mais sobre como as pessoas no Brasil e no mundo estão fazendo buscas no Google sobre temas atuais.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog