Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

MULHERES EMPREENDEDORAS

11-02-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O empreendedorismo feminino tem ganhado força em todo o país. Dados da pesquisa divulgada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelam que as mulheres estão à frente de 52% das novas empresas – com menos de 3,5 anos – no Brasil. Apenas no Nordeste, os homens são maioria (51%) no comando das empresas iniciais. Na região, as mulheres assumem a liderança de 49% dos novos negócios.

O estudo identificou que a maioria das mulheres (66%) abre uma empresa por oportunidade e 44% abre por necessidade. Entre as empresas já estabelecidas no mercado, com mais de 3,5 anos, os homens estão no comando de 58% das empresas enquanto as mulheres administram 42% dos negócios. As principais áreas de atuação das empresárias enquadradas no MEI são cabeleireiras, comércio de armarinho, comércio de vestuário e acessórios, comércio de cosméticos e fabricação de bijuterias.

Também de acordo com a pesquisa, 50% dos empreendedores com até três anos e meio de atividade têm entre 18 e 34 anos, enquanto nas empresas que estão há mais tempo no mercado apenas 25% são dessa faixa etária.

A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College, é feita em 68 países. No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram entrevistadas 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até os que já estão estabelecidos no mercado.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog