Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

LEGADOS DA COPA DO MUNDO E DAS OLIMPÍADAS

29-09-2016
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Brasil sediou, nos dois últimos anos, dois megaeventos mundiais: a segunda Copa do Mundo e a primeira Olimpíada de sua história. As expectativas geraram controvérsias entre os brasileiros: alguns alegavam que os eventos movimentariam a economia, enquanto outros apostavam em obras sem utilidade e gastos desnecessários para o país.

Segundo dados do IBGE, a Região Nordeste foi a que apresentou maior crescimento na receita bruta das empresas dedicadas às atividades culturais, recreativas e desportivas no período da Copa do Mundo: 37,8%. Os dados apontam também que as empresas brasileiras de serviços tiveram a receita líquida em 2014 acrescida de R$ 842,1 bilhões. Em termos de empregos, geraram ocupação para 13 milhões de pessoas.

Ao descontar os efeitos da inflação, percebe-se que, entre 2013 e 2014, só o setor de serviços teve alta de 6,5% em sua receita. Os setores que mais contribuíram para essa alta foram os de transportes, alimentação e tecnologia da informação.

Já as Olimpíadas, que aconteceram no ano em que a crise econômica se agravou no país, não proporcionaram crescimento no setor de serviços, mas amenizaram suas perdas.  Em julho, o turismo teve alta de 0,7%, e o número de turistas no Rio de Janeiro superou as expectativas. Era esperado 1 milhão de pessoas, e 1,17 milhão de turistas visitou a cidade maravilhosa para os Jogos Olímpicos, sendo 410 mil deles estrangeiros (dados da Prefeitura do Rio).  Os hotéis e pousadas da cidade registraram ocupação de 94%.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog