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A IMPULSIVIDADE NAS COMPRAS

20-02-2015
Postado por Equipe Innovare em Innovare

Vários estudos já mostraram que fazer supermercado com fome é uma má ideia – produtos são comprados por impulso e acaba se levando para casa mais do que o necessário. Agora, uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que não é só em comida que as pessoas gastam mais quando estão de estômago vazio: a regra se aplica a vários tipos de produto.

A pesquisa foi liderada por Alison Jing Xu, que estuda o processo de tomada de decisão na Universidade de Minnesota. Em 2007, ela foi ao shopping, fez algumas compras, e, quando sentou no restaurante, arrependeu-se de quase tudo que havia acabado de comprar. “Eu fiquei pensando: há meia hora pareceu uma boa ideia comprar dez meias-calças, mesmo eu não tendo levado o modelo que eu realmente precisava”, afirmou Xu.

Em um dos experimentos realizados por Xu e sua equipe, foram convidados 63 voluntários, e foi pedido a eles que chegassem com fome. Para um grupo, foi dado um pedaço de bolo. Para o outro, nada. Cada um deles recebeu alguns clips de papel, para que fosse avaliada a qualidade do produto. Os clips poderiam ser levados para casa gratuitamente e na quantidade que os participantes quisessem. A diferença na fome não teve efeito sobre a avaliação da qualidade do clips. Porém, os mais famintos quiseram levar embora 70% mais clips do que aqueles que tinham comido bolo.

Um outro teste foi realizado nas ruas: uma equipe de pesquisadores foi colocada na porta de uma loja de departamentos. Eles conversaram com 81 clientes que estavam de saída e que aceitaram ter suas compras “revistadas”. Além de anotar o que cada um havia comprado, os pesquisadores pediram para que eles dessem uma nota para sua fome e seu humor. As pessoas que estavam com um nível de fome acima da média do grupo gastaram 64% mais.

Segundo os pesquisadores, uma das explicações para esse comportamento pode ser um hormônio chamado grelina. Ele é liberado pelo estômago quando há fome e atua em uma área do córtex pré-frontal que está envolvida em ações de recompensa e motivação. Seu efeito é fazer o corpo querer buscar e consumir calorias.

Segundo Xu, o efeito da grelina também afetaria o comportamento em relação a itens não comestíveis. “Queremos tornar os consumidores cientes da possibilidade de que se eles vão às compras com o estômago vazio, podem gastar mais do que pretendem – então é melhor que se alimentem antes de sair”, disse.

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