Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

FACEBOOK E O ENGAJAMENTO SOCIAL

29-11-2013
Postado por Equipe Innovare em Innovare

O Facebook é um terreno fértil para o compartilhamento e o engajamento a causas sociais, mas, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, isso pode ser apenas aparente. O estudo feito na University of British Columbia indica que possíveis doadores deixam de fazer caridade quando podem apoiar as iniciativas na rede social clicando no botão “curtir” relativo ao tema.

Usando o termo “slacktivist” (que pode ser traduzido como “ativista negligente”), os pesquisadores alertaram sobre o fenômeno que as redes sociais têm gerado: essas plataformas permitem que as pessoas demonstrem seu apoio público a causas, mas sem fazer algo efetivo para melhorar a situação.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos convidaram indivíduos a participar de uma série de experimentos. Primeiramente, sugeriram aos participantes dar suporte gratuito a uma causa, por meio de grupo no Facebook, aceitando um broche ou assinando uma petição. Depois, as pessoas foram convidadas a doar dinheiro ou ser voluntárias.

Ao comparar as reações, os cientistas perceberam que quanto maior o apoio público demonstrado pelos sujeitos menor é a chance de darem apoio efetivo à ação de caridade. Por outro lado, aqueles que tiveram apenas a opção de apoiar de forma “privada” a causa, como nos casos de assinatura de petições, se mostraram mais abertos a doar em momento posterior.

A razão para essa diferença, segundo os responsáveis pela pesquisa, está na satisfação do desejo de parecer bom para os outros, que redes como o Facebook proporcionam. Ao conseguir mostrar que é “caridoso” por meio do engajamento na plataforma, o indivíduo não se sente na urgência de ajudar mais depois. Já no suporte “sigiloso”, a pessoa consegue, de acordo com o estudo, perceber o alinhamento entre seus valores e os da entidade, sem a interferência da possível aprovação alheia.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog