Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ESTRESSE ENTRE EXECUTIVOS

23-04-2014
Postado por Equipe Innovare em Innovare
224 - ESTRESSE ENTRE EXECUTIVOS

Levantamento realizado pela Vita Check-Up Center, empresa especializada em check-ups para executivos, mostra que os níveis de estresse patológico (graus 3 e 4) atingem cerca de 44% desses profissionais. O estudo foi realizado com mais de 12 mil executivos. Deles, 48,1% apresentam grau 2 de estresse, 8,1% apresentam grau um e apenas 0,4% tem grau zero de estresse — os graus de estresse e seus sintomas são uma convenção médica.

Enquanto o grau 1 costuma ser apresentado por pessoas que têm um dia a dia tranquilo, geralmente aposentados ou pessoas que não correm muito riscos, o grau 2, em que se encontram a maioria dos executivos entrevistados, é o nível comum para quem tem uma vida profissional ativa. ”Esse é o nível de estresse de quem tem suas motivações e também suas angústias. Geralmente quem se enquadra nesse grau apresenta de dois a quatro sintomas de estresse”, afirma Antônio Carlos Till, um dos líderes da pesquisa.

Os sintomas são: insônia, irritabilidade, compulsão para se alimentar, dificuldade de trabalhar em equipe e ouvir opiniões divergentes, entre outros. No terceiro grau do transtorno, esses sintomas começam a repercutir na produtividade do profissional. No grau quatro, começam a aparecer os primeiros sintomas de depressão. ”O que vemos hoje é a preponderância do estresse negativo. Antigamente a vida das pessoas se resumia em trabalho e família. Hoje há a violência, a dificuldade de mobilidade urbana, a burocracia do país etc.”, explica Till.

Ele afirma também que isso afeta o convívio social das pessoas. “Preferimos ficar em casa do que sair e ter dor de cabeça. Além disso, desde as manifestações do ano passado a euforia que estava se instalando no país cessou.” Segundo ele, todos os profissionais que apresentam estresse precisam tomar cuidados para que o quadro não se agrave. Ele afirma que acompanhamento médico e psicológico é essencial para isso.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog