Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BRASIL NÃO GERA DADOS SUFICIENTES SOBRE O ZIKA

15-02-2016
Postado por admin em Innovare

Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Unidos informaram que o Brasil não gera dados e amostras suficientes sobre o vírus Zika para pesquisadores estrangeiros. Essas informações são necessárias para que um estudo seja realizado e para que seja analisado se o vírus é realmente responsável pelo número de crianças nascidas com microcefalia. O surto do vírus fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse estado de emergência no nosso país.

Para compensar a falta de números exatos, os laboratórios norte-americanos e europeus estão trabalhando com dados anteriores de epidemia da doença. A falta de compartilhamento das informações é dificultada por causa da legislação brasileira. Atualmente, é tecnicamente ilegal compartilhar amostras de sangue de brasileiros infectados com o Zika.

A OMS relatou que, provavelmente, o Brasil forneceu menos de 20 amostras da doença para que os institutos de pesquisas estrangeiros determinem a relação entre o vírus e os casos de microcefalia em recém-nascidos. Estão sendo utilizadas amostras de Porto Rico como forma de suprir as necessidades de dados. Nos estudos realizados na Inglaterra, as amostras estudadas vieram de um surto da Micronésia, em 2007. Franceses trabalham com amostragens da Polinésia e de Martinica.

Conheça outros números sobre a Zika no Brasil, sua proliferação e propagação. Clique aqui.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog