Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

BARÔMETRO INNOVARE: A POLÊMICA EM TORNO DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

10-04-2015
Postado por Equipe Innovare em Barômetro Innovare

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados decidiu pela constitucionalidade da redução da maioridade penal. A medida propõe que jovens de 16 anos também sejam penalizados por crimes cometidos. A medida agora será discutida dentro de uma comissão especial na Câmara dos Deputados, passando ainda pelo Senado, para depois ser votada.

O tema gerou muita polêmica nas redes sociais, e chamou a atenção do nosso radar. Por isso, o Barômetro Innovare monitorou, na última semana (entre os dias 06 e 09/04), o que vem sendo falado sobre o assunto no Twitter e no Facebook. A maior parte das publicações veio de pessoas do sexo masculino (49,3%). A imprensa também falou muito sobre o tópico: 14,2% das postagens coletadas vieram de veículos de comunicação.

As mulheres se mostraram menos favoráveis à redução do que os homens. Já a imprensa se mostrou quase que dividida dentro do tema (51,2% de publicações contra a medida). Entre os estados brasileiros, o Maranhão foi o único estado que se posicionou inteiramente a favor da medida, enquanto Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí, foram totalmente contra.

Dentre os que se mostraram contra a redução da maioridade penal, o argumento mais falado foi a crença de que a redução é culpa do congresso eleito nas últimas eleições, considerado pelos internautas como muito conservador, e de que a medida fere os direitos de crianças e adolescentes. Dentre os que se posicionaram a favor da medida, argumentaram principalmente que jovens de 16 anos já cometem crimes, e também que a medida ajudará a acabar com crime organizado. E você, o que acha? Confira os dados abaixo:

Perfil de autor:

01

Publicações por localidade:

02

Conteúdo das postagens:

03

Compartilhe essa postagem:

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog