Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ANALISANDO AS ELEIÇÕES 2014 #02: LULA É UM CANDIDATO MAIS COMPETITIVO DO QUE DILMA?

29-04-2014
Postado por Milton Marques em Palavrizar

Você está acompanhando aqui no Blog da Innovare uma série especial: ANALISANDO AS ELEIÇÕES 2014. Nosso consultor Milton Marques publica aqui suas análises sobre o cenário da disputa presidencial desse ano. Confira abaixo o segundo texto dessa série e não se esqueça de se inscrever na barra à direita para não perder nenhuma postagem do Blog da Innovare!

ANALISANDO AS ELEIÇÕES 2014 #02: LULA É UM CANDIDATO MAIS COMPETITIVO DO QUE DILMA?

Assistimos nas últimas semanas a uma frenética discussão, patrocinada por uma expressiva ala do PT, sobre a volta de Lula como candidato. Por detrás da movimentação, existem duas motivações: a) uma percepção de que a candidatura Dilma anda perdendo substância e competitividade; b) o descontentamento de alas do partido que não foram devidamente aquinhoadas e prestigiadas no governo Dilma.

A pergunta mais óbvia, que poderia justificar tamanha movimentação, nem sempre é feita:   Lula é mais competitivo do que Dilma?

Em minha opinião, olhando os possíveis cenários das campanhas eleitorais de 2014 e não necessariamente a posição de ambos nas pesquisas, a resposta é não. Dilma continua sendo a candidata mais competitiva. Duas razões são suficientes para se chegar a essa conclusão, quais sejam:

  1. Do ponto de vista dos resultados de pesquisa, a diferença entre Dilma e Lula não é tão expressiva como já foi no passado. Hoje a diferença não é superior a 5%. Comparando os percentuais de intenção de voto aos de avaliação positiva que Lula possuía quando deixou o governo – mais de 80% de ótimo e bom -, pode-se dizer que quem mais perdeu, nos últimos anos, competitividade eleitoral foi Lula, e não Dilma. Por essa razão, Lula não é necessariamente o melhor candidato do PT;
  2. Contra Dilma não existe nenhum escândalo que tenha como resultado final uma série de condenações de companheiros, integrantes do partido e aliados políticos. Imagine as seguintes perguntas, dirigidas ao candidato Lula, em um debate eleitoral:
    Lula, vários integrantes do partido e de seu governo estão presos condenados por uma série de crimes envolvendo a Administração Pública, todos cometidos no período em que você era presidente. Como você conseguiu se livrar de qualquer tipo de responsabilização?
    Lula, você indicou e elegeu Dilma. Por que agora você deseja voltar? Dilma não foi uma boa escolha? Você é melhor presidente? Ou ela estava somente guardando o lugar para o seu retorno?

São somente algumas perguntas, outras tantas seriam igualmente constrangedoras, todas de difícil resposta, inclusive algumas de cunho mais pessoal. Vamos ser práticos: Lula não irá correr o risco de repassar publicamente toda uma série de escândalos e ver a sua bem sucedida versão sobre esses episódios cair por terra. É mais fácil para Dilma defender o lulismo do que o próprio Lula

Próxima pergunta: Algumas pesquisas indicam que analisando somente os eleitores que dizem conhecer os três principais candidatos existiria um empate técnico. É uma leitura de resultados possível e adequada?

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog