Blog

Temas atuais e infográficos exclusivos

INFORMAÇÃO + CONHECIMENTO

Compartilhe

ANALISANDO AS ELEIÇÕES #15: A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL E O PRECIPÍCIO

07-10-2014
Postado por Milton Marques em Palavrizar
A coluna Palavrizar e a série Analisando as Eleições contêm textos autorais em que Milton Marques, nosso consultor para assuntos de opinião pública, expressa suas opiniões sobre assuntos da atualidade. Clique aqui para conhecer mais textos assinados por ele.

Não consigo abandonar a ideia de que estamos diante da possibilidade de pularmos em um grande precipício institucional. Estou me referindo aos possíveis desdobramentos dos escândalos envolvendo as estatais e, em especial, a Petrobras.

Se o conteúdo da delação premiada de Paulo Roberto Costa não vier à tona antes do segundo turno e se, de fato, segundo palavras dele, for suficiente para que não houvesse eleição presidencial, e confirmado o favoritismo de Dilma, estaremos diante de uma grave crise institucional de proporções imprevisíveis, quando o conteúdo for divulgado.

Até agora Dilma tem conseguido se livrar da discussão de forma muito competente. No entanto, se as denúncias confirmarem a existência de outro esquema de financiamento de campanhas e de repasse de recursos públicos para a base aliada, pela primeira vez, Dilma estará diretamente associada a um caso de desvio de recursos públicos. Dilma e o PT não suportarão outro mensalão. Se tudo for verdade, e o conteúdo for publicado antes do segundo turno, não haverá como a candidatura Dilma suportar as pressões da opinião pública. Seguramente, a sua forte e fiel base eleitoral será afetada e poderá comprometer a sua reeleição. Nada impedirá a desconstrução da imagem e reputação de Dilma.

Contudo, existe um cenário ainda mais ameaçador. Se a publicação vier à tona, e se o conteúdo for de fato o que indicam os primeiros vazamentos, depois de um segundo turno, com a vitória de Dilma, de fato viveremos uma das mais agudas crises institucionais da nossa história. A legitimidade de sua vitória eleitoral será questionada, e, com uma base opositora não desprezível, Dilma não tem hoje uma avaliação positiva na maioria dos eleitores brasileiros – veremos uma explosão de protestos e manifestações por todo o país.

Caso isso tudo aconteça, poderemos ver a formação de uma aliança impensável até alguns meses atrás. A oposição à Dilma e ao PT à direita, ao centro e à esquerda, questionando a legitimidade do processo eleitoral.

Assim mesmo, vamos caminhando para as urnas, sem clareza dos horizontes possíveis e, espero verdadeiramente estar errado, à beira do precipício.

Comentários:

Nuvem de Tags

Arquivo

Confira postagens antigas:

FEED

Cadastre seu e-mail e receba as postagens do blog